Projetos a decorrer:

A TUA CASA EM FAMALICÃO

Estudos e experiências internacionais revelam que para crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais, o contacto com o ar livre e com a natureza, pode ser um processo terapêutico, e permite a descoberta e potencialização de competências e capacidades úteis à sociedade, que permitem uma maior autonomia tanto pessoal quanto profissional.

O que é?

  • Este projeto visa a criação de uma quinta onde todos, mas em particular as crianças e jovens autistas em idade escolar, ou com multideficiência (entre outros) possam, em articulação com a escola e outras instituições, desenvolver o seu potencial.
  • É um projeto de intervenção terapêutica, social, ecológica e sustentável que tem como contexto, meio e instrumento mediador a natureza, os animais, as plantas, a água, a terra e o ar. Todo o projeto é pensado e feito especialmente para crianças, jovens e adultos autistas.

O BOSQUE

Criação de um espaço com base na permacultura, que utiliza uma visão sistêmica e integrada no sentido de otimizar recursos e energia nos processos rotineiros da For3verSpecial, em busca de uma vida mais sustentável e harmoniosa com a terra. Ou seja, é um espaço 100% sustentável capaz de suprimir todas as necessidades da associação.
O espaço contará com várias estruturas interligadas de forma orgânica e funcional.

LUDOTECA

Espaço lúdico, educativo e recreativo, especialmente pensado para crianças e jovens autistas, mas também para a comunidade em geral, tendo como função principal fornecer o espaço e o tempo para brincar livremente.

Objectivos:

  • Promover a criação e programação de uma rede de espaços de atividade lúdica e criativa que contribua para o desenvolvimento educativo, cultural e social da comunidade.
  • Desenvolver projetos que estimulem a participação, a livre expressão e a autonomia;
  • Criar espaços e relações de suporte e de apoio que facilitem e estimulem o estabelecimento de relações interpessoais e intergrupais;
  • Valorizar a atividade lúdica e a animação socioeducativa como estratégia fundamental para o desenvolvimento harmonioso da criança e do jovem.
  • Oferecer espaços de jogo, espaços de leitura, espaço para atividades ao ar livre, espaços de pintura e arte, apoio ao estudo, entre outros.

PROJETO 3 E BIRA

Beneficiar
Integrar
Reinventar
Aproveitar

Visão:

O projeto tem por base voltar a trazer “velhos hábitos” de volta, aproveitando por exemplo restos de tecido e dar-lhes outra vida, voltando a utilizar os mesmos em peças têxteis que permitam reduzir a pegada social e promover a sustentabilidade económica da associação.