Os nossos serviços:

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

Baseado na ideologia de que todas as pessoas são capazes de atingir o seu potencial máximo, este serviço tem como premissa básica o respeito pela pessoa e sua diversidade, valorizando a experiência única de cada individuo, com o objetivo de o orientar, motivar e empoderar ao longo do processo terapêutico.

Este serviço presta essencialmente apoio a crianças, jovens e adultos autistas, mas também pretende dar resposta a outras problemáticas diversas do desenvolvimento ao longo da vida, tais como dificuldades de aprendizagem, atraso de desenvolvimento, ansiedade, multideficiência, entre outras.

ATIVIDADES E PAUSAS LETIVAS

Este projeto foi desenvolvido essencialmente devido às dificuldades de as famílias com indivíduos autistas encontrarem soluções para o tempo de férias escolares e tem como objetivo principal objetivo o desenvolvimento de atividades ocupacionais em período de férias escolares, de forma a dar resposta às necessidades das famílias com crianças e jovens autistas e toda a comunidade em idade escolar.

Objetivos:

  • 1 Libertar os pais das preocupações sobre onde integrar os filhos em períodos de férias escolares; Promover uma linha de atividades ocupacionais diferentes, com a criação de um espaço familiar promotor da inclusão e integração; Desenvolver competências de responsabilidade, autonomia e construção de atividades de interesse e libertadoras da pressão escolar.
  • 2 Promover uma linha de atividades ocupacionais diferentes, com a criação de um espaço familiar promotor da inclusão e integração;
  • 3 Desenvolver competências de responsabilidade, autonomia e construção de atividades de interesse e libertadoras da pressão escolar.

GRUPO DE PAIS

Reuniões mensais, no primeiro sábado de cada mês.

O grupo de pais surgiu da necessidade de partilha de experiências e dificuldades dos pais. Ser pai/mãe é, na maior parte das vezes, estar sem guia e fazer caminhos através de processos de tentativa/erro.

É um espaço aberto a todos os pais ou cuidadores que queiram partilhar as suas experiências, dúvidas, conquistas, entre outros.

Nestas reuniões pretende-se:

  • 1 Analisar as dificuldades existentes
  • 2 Partilhar momentos de dúvidas comuns, havendo alguma identificação de situações semelhantes.
  • 3 Arranjar soluções para os diversos problemas.

DOIS DEDOS DE CONVERSA

Surge na sequência do GRUPO DE PAIS.

Trata-se de um formato online e aberto a todas as pessoas através de conversas em direto na página do projeto, com um moderador e um convidado.

Serve para discussão especifica sobre os temas mais pertinentes (também abordados no GRUPO DE PAIS), com convidados de várias áreas: educação, saúde, nutrição (porque a alimentação destas crianças, jovens e adultos é muitíssimo importante), e direitos (por exemplo, apoios a que os pais têm direito e podem ter acesso).

Tem assim como principal objetivo: esclarecer, informar, questionar e colocar em cima da mesa assuntos ligados ao autismo e outros.

No final, há questões, dúvidas e reflexões do “público”.